Natureza

Natureza
A natureza é a a maior misericórdia que Deus teve do homem ao cria-la.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Movimentos literários

A literatura poetica até os dias atuais. 

A poesia e os maiores Poetas Brasileiros

 

                            Considerando seu desenvolvimento baseada na língua portuguesa faz parte do espectro cultural lusófono, sendo um desdobramento daliteratura em português Ela surgiu a partir da atividade literária incentivada pelo Descobrimento do Brasil durante o século bastante ligada, de princípio, à literatura metropolitana ela foi ganhando independência com o tempo, iniciando o processo durante o século XIX com os movimentos românticos e realista e atingido o ápice com a Semana da Arte Moderna em 22 de Março de 1922 caracterizando-se pelo rompimento definitivo com as literaturas de outros países, formando-se, portanto, a partir do Mordenismo e suas gerações as primeiras escolas de escritores verdadeiramente independentes. São dessa época grandes nomes como Manuel Bandeira,Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa,Clarice Lispector e Cecilia Meireles. A literatura produzida no Brasil possui papel de destaque na esfera cultural do país: todos os principais jornais do país dedicam grande parte de seus cadernos culturais à análise e crítica literária.

Prosa

 

                            O primeiro documento que pode ser chamado de Literatura Brasileira é a carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei Manuel I de Portugal, em que o Brasil é descrito, em 1500. Nos próximos dois séculos, a literatura brasileira ficou resumida a descrições de viajantes e a textos religiosos. O neoclassicismo se expandiu no século XIII  na região das Minas Gerais.

Aproximadamente em 1836, o romantismo afetou a Literatura Brasileira e nesse período, pela primeira vez, a literatura nacional tomou formas próprias, adquirindo características diferentes da literatura europeia. O Romantismo brasileiro (possuindo uma temática indianista), teve como seu maior nome José de Alencar e exaltava as belezas naturais do Brasil e os indígenas brasileiros.

                            Após o Romantismo, o realismo  expandiu-se no país, principalmente pelas obras de Machado de Assis(fundador da Academia Brasileira de Letras). Entre 1895 e 1922, não houve estilos literários uniformes no Brasil, seguindo uma inércia mundial. A Semana da Arte de 1922 abriu novos caminhos para a literatura do país. Surgiram nomes como Oswald de Andrade e Jorge Amado. O século XX também assistiu ao surgimento de nomes como Guimarães Rosa e Clarice de Lispector, os chamados "romancistas instrumentalistas", elencados entre os maiores escritores brasileiros de todos os tempos.

Atualmente, o escritor Paulo Coelho (membro da Academia Brasileira de Letras) é o escritor brasileiro mais conhecido, alcançando a liderança de vendas no país e recordes pelo mundo. Apesar de ter tido diversos erros de português nas suas primeiras obras.



Machado de Assis

 

Poesia

 

                            A poesia brasileira, como toda a literatura nacional, também está dividida em vários movimentos literários.

O primeiro movimento é o Barroco, cujo principal poeta é Gregório de Matos, que chegaram aos dias atuais pela tradição oral, já que nunca publicou em vida. O marco inicial do barroco é o poema Prosopopeia , de Bento Teixeira, com estilo inspirado em Camões . Também dessa época é o primeiro livro impresso por um autor nascido no Brasil, Música do Parnaso, de Manuel Botelho de Oliveira.

A seguir, considera-se que inicia-se o arcadismo, que em Portugal tem em Bocage seu principal representante. No Brasil, poetas como Cláudio Manuel da Costa,Tomás Antônio Gonzaga,  criador de Marília de Dirceu e Alvarenga Peixoto.

                            Após o arcadismo vem a fase romantica, com pelo menos três gerações, contando com poemas que evocam o patriotismo, como Canção do Exílio de Gonçalves Dias, da primeira geração. Na segunda geração, poetas como Alvores de Azevedo apresentam uma certa obsessão pela morte. Na terceira geração aparece Castro Alves, um dos mais conceituados poetas brasileiros de todos os tempos, autor de Navio Negreiro. Era a época dos escritores abolicionistas.



Álvares Azevedo 

O parnasianismo,cuja estrela máxima é certamente era Olavo Bilac. Esse movimento viria a diminuir em muito a influência do simbolismo, de Cruz e Souza e Gilka Machado, uma das raras presenças femininas na literatura brasileiras antes até o século XX. O parnasianismo foi fortemente combatido pelos modernistas causando polêmicas e rachaduras culturais da época.

                            Com a semana da arte moderna em 1922 Oswald de Andrade, Mário de Andrade lideres do movimento Modernistas , e Manuel Bandeira que juntaria a eles mas tarde. O modernismo dominava a cultura no século passando por mas de duas gerações de poetas.

O modernismo levou ao concretismo com poetas como: Ferreira Gullar e Haroldo de Campos. E a poesia Contemporânea tem nomes como: Patativa do Assaré, Ana Cristina César, Mário Quintana entre outros.


Um comentário:

Prof. Paulo Sérgio disse...

Olá Jô bem interessante o seu blog. Vi que você tem também uma afinidade por Matemática, por isso, estou ti convidando para conhecer o blog Fatos Matemáticos. Este blog possui muitas dicas, curiosidades e muitos pensamentos e frases de matemáticos famosos. Se possível, participe ativamente sendo uma seguidora.

http://fatosmatematicos.blogspot.com